quarta-feira, maio 26, 2010

inveja



"Inveja é um sentimento de aversão ao que o outro tem e a própria pessoa não tem. Este sentimento gera o desejo de ter exatamente o que a outra pessoa tem (pode ser tanto coisas materias como qualidades inerentes ao ser)e de tirar essa mesma coisa da pessoa, fazendo com que ela fique sem. É um sentimento gerado pelo egocentrismo e pela soberba de querer ser maior e melhor que todos, não podendo suportar que outrem seja melhor."

Fonte:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Inveja

Nunca havia dado muita importancia aos que as pessoas falavam sobre a inveja e o quanto ela é destrutiva. Esta semana percebi que não é a toa que este sentimento é abominado.
percebi que uma pessoa que me faz muito mal, na verdade tem é muita inveja(sem motivo) de mim.
Senti primeiro nas reações que ela me provoca, depois nas reações que vi nela e depois nos efeitos. Parece bobagem, mas o invejoso faz mal para o corpo e a mente da gente,é uma coisa impressionante!
Espero nunca ter provocado uma coisa horrível assim em alguém.
Fazendo um retrocesso,vejo que muitas vezes me deixei minar por este sentimento ruim, mas agora aprendi a reconhece-lo. È preciso muita fé, muita sensibilidade e sabedoria para evitá-lo.
Eu procuro ser do bem, trabalhar certo, ajudar as pessoas e quero sim ser reconhecida por isso, quero ter o meu esforço valorizado. Mas não quero que por isso os que não tem competencia ou boa vontade para fazer o que é certo venham me vapirizar. Será possível ser reconhecida e ao mesmo tempo não despertar inveja? Sei que é impossivel agradar a todos, isto é um fato, mas não dá para agradar alguns e ser indiferente para o resto?
Algumas amigas falam: "ai,que inveja de você!" , mas não é inveja que elas estão sentindo,é admiração,reconhecimento de algo bom aconteceu e desejam saudavelmente o mesmo para elas, mas sem querer tirar da gente. isto é outra coisa. É admiração e desejo.
A inveja é algo pior, faz a pessoa te odiar por você ser que é, ou ter o que tem. Ela não move a pessoa a buscar por coisas melhores, apenas faz a pessoa desejar muito que a outra perca...é um grangrena...
Não é a toa que uma das frases de caminhão mais populares é "a Inveja é uma m**da!"









imagem tirada do excelente: http://frasesilustradas.wordpress.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adoro ler comentários e os retribuo o mais rápido que posso.
Se tiver um blog deixe o endereço,assim posso retribuir a visita e outros leitores que sentiram afinidade com o que você escreveu podem te encontrar.
Este espaço meu, também é seu!