quinta-feira, maio 05, 2011

Receitas Afetivas

Gosto muito da Palmirinha Onofre. Me encanta aquele jeitinho humilde e falador, parece mesmo que estou ali, na cozinha dela, batendo papo enquanto  cozinhamos.


Há muitos anos faço uma sobremesa deliciosa que aprendi com ela, sucesso garantido em qualquer refeição. Como a proposta deste blog é ser um caderno de memórias, preciso o mais rápido possível incluir os pratos que faço com mais freqüência, dizer quem mais se agrada dele, como ele se incorporou ao nosso cardápio. Talvez daqui a alguns anos alguns deles tenham caído no esquecimento, mas nesse momento eles são importantes, é diante deles que nos reunimos todos os dias, nos nutrem, nos confortam.

O flã da Palmirinha não foi o primeiro deles, mas foi o primeiro que me ocorreu agora, pois quando o vi pela primeira vez na TV e reproduzi em minha pequena cozinha de nosso primeiro apartamento, foi no dia em que me descobri grávida pela primeira vez.

Naturalmente a receita original sofreu alterações. Diminui a quantidade de leite condensado para deixá-lo menos doce e também decidi coá-lo, pois as casquinhas do milho incomodavam. Também não sei se ele merece o nome de flã, pois por definição seria um pudim ou gelatina, mas se Palmirinha chamou de flã e não de pudim, não vejo motivos para questioná-la.



Flã de Milho



1 caixinha de creme de leite

½ lata de leite condensado

1 lata de milho verde em conserva sem a água

2 medidas da lata de milho verde de leite

1 pacote de gelatina sem sabor

2 colheres de sopa de cachaça

ou de licor



Modo de fazer



Passe um pouco de manteiga em uma forma para pudim.Depois jogue um pouco de água e derrame o excesso.Isto vai fazer com que o flã desenforme mais fácil.Reserve.



No liquidificador coloque o milho verde e o leite.Deixe bater bastante, até notar que o milho está bem processado.

Peneire para retirar as casquinhas do milho.

Dissolva o envelope de gelatina de acordo com as instruções da embalagem e reserve.

Enxágüe o copo do liquidificador, adicione o leite condensado e o creme de leite e a cachaça.Em seguida adicione o creme de milho e bata outra vez.Adicione a gelatina dissolvida e bata novamente.

Despeje na fôrma, cubra com filme plástico e leve a geladeira.Até ficar firme.

Desenforme e enfeite com cerejas em calda ou se preferir, simplesmente polvilhe canela na hora de servir.

Um comentário:

  1. Oi Clê adoro milho,vou testar este flan, parece delicioso.
    Vim te visitar e resolvi ficar.
    Beijos

    ResponderExcluir

Adoro ler comentários e os retribuo o mais rápido que posso.
Se tiver um blog deixe o endereço,assim posso retribuir a visita e outros leitores que sentiram afinidade com o que você escreveu podem te encontrar.
Este espaço meu, também é seu!