domingo, julho 08, 2012

Já ouviu falar de bookcrossing?

Eu gosto muito de ler. Geralmente não pego livros emprestados, gosto de compra-los em sites, livrarias e sebos. Acabo com uma estante lotada e classifico meus livros em dois tipos: os que vou ler e reler várias vezes e os que vão ficar por lá e que apesar de bons não compraram cadeira permanente no meu coração. Assim como pessoas, alguns livros demonstram afinidades com a gente, outros não.
De tempos em tempos eu pegava esses livros que não seriam relidos e doava para bibliotecas, mas não fazia isso com muito gosto: imaginava que eles apenas estavam trocando a minha estante por outra, onde ficariam criando poeira. Então decidi que esses livros que eu não queria mais eu deixaria em bancos de espera, paradas de ônibus etc, para que fossem lidos por alguém.
E aí ouvi falar em bookcrossing. Muitas pessoas pensam como eu e acham que lugar de livro é de mão em mão, sendo lido por muitas pessoas e não parado em uma biblioteca. O que eu já fazia aleatoriamente ganhou um novo sentido! O sistema é muito simples, como tudo o que eu gosto:
É só entrar no site http://www.bookcrossing.com.br/, se cadastrar, e imprimir as etiquetas. Você registra o livro que vai doar e ele recebe um número de série, que se escreve na etiqueta e cola no livro. Aí é só decidir se vai “libertar” O livro em qualquer lugar ou em um dos pontos sugeridos no site. Quando alguém ler o seu livro, poderá acessar o site e pelo número colado na etiqueta trocar ideias com você, dizer onde achou, o quê achou da história e aonde deixou o livro para que o próximo leitor o encontre. È genial!
Sexta feira eu decidi “libertar” alguns livros. Escolhi uns que com certeza agradaria muita gente :

Apenas Respire: leitura fácil e despretensiosa.
Você é Jackie ou é Marilyn: misto de auto ajuda e biografia sobre Jackie Kenedy e Marilyn Monroe.
As filhas do segundo sexo: um livro sobre a" feiúra" da classe média brasileira dos anos 60. Esse é o único que doei porque detestei. Os outros são bem interessantes, apesar de não querer le-los de novo.
O Clube do Filme: maravilhoso para quem gosta de cinema
A Cabana: dispensa comentários.
etiqueta bookcrossing colada na capa em todos os livros


Número de registro no site e uma explicação do projeto na etiqueta interna

Como era minha primeira vez, achei que seria legal deixa-los na estante de bookcrossing mais próxima para aproveitar e pegar alguns livros também, mas não consegui chegar até lá com os livros! Antes eu fui na depilação e na sala de espera as pessoas viram a etiqueta na capa dos livros e me perguntaram o que era. Eu expliquei e os livros acharam seus novos leitores ali mesmo! É uma sensação muito gostosa saber que aqueles livros que ficariam parados em uma estante nesse momento estão nas mãos de outras pessoas, levando divertimento e informação! 

Quando a reforma do meu apê estiver concluída, vou pegar alguns livros que estão encaixotados lá e distribuir pela cidade! Já até pensei em colocar também uma etiqueta feita por mim, desejando uma boa leitura!

11 comentários:

  1. OIE LINDA PASSANDO PRA TE DESEJAR UMA OTIMA SEMANA
    SOU A DRIKA DO BLOGDALEWMOS Q AGORA E
    HTTP;//RESPIROMAKEUP.BLOGSPOT.COM/
    BJUSS VAI LA O BLOG TA DE CARINHA NOVA RSRS

    ResponderExcluir
  2. muito legal essa ideia!
    um modo de interagir tbm !

    ResponderExcluir
  3. Adoro esse blog , e eu tambem tenho um que acho que vai adorar
    é o diferentementecriativo.blogspot.com.br , por favor entre lá ficaria muito agradecido e honrada.

    Abraços diferentemente criativamente agradecidos

    ResponderExcluir
  4. Ai amiga, eu amo ler, que pena que você já doou, senão ia implorar para vc me dar este da Você é Jackie ou é Marilyn ? Eu não conhecia mas deve ser o máximo, pois as duas foram mulheres poderosíssimas, uma na beleza e sedução e outra na inteligencia fenomenal, mas que bom saber que eles acharam leitores que irão desfrutar de boa leitura! Isso é tão incomum nos dias de hoje, quando eu trabalhava, meus colegas me viam com livro na mão e criticavam , ou então olhavam para mim com aquela cara de como é que eu tinha paciência para ler! Mas acho a leitura um hobby que nos ajuda muito ! Super beijos, nem precisa falar né , (pelo tamanho do comentário já deu para ver, rsrsrs) amei o post!

    http://www.aprendizdecabeleireira.com/2012/05/descubra-os-segredos-dos-cabelos-longos.html

    ResponderExcluir
  5. Amiga passasndo só pra dar um oi, vi vc lá no DOCE SONHO DE MENINA. Se puder passa lá no blog também.

    Beijos

    Ane
    www.diariovirtualdaane.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Ai Clê, queria muito fazer isso, mas dá uma dó ter que secar minha estante de livros.
    Adoro muito ler, só ando um pouco sem tempo e o tempo que tenho aproveito pra ver filmes.
    Esse A CABANA, deve ser muito bom.
    Xeros muitos prs ti.

    ResponderExcluir
  7. Muito legal a ideia! Adoreiiii d+
    Beijocas!
    http://palomaviricio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Clê
    Essa ideia é maravilhosa, já conhecia, mas ainda não participei, mas irei logo! Acho a leitura um prazer e fazer assim alguém feliz, deve ser muito bom, pra quem deixa e pra quem pega. Uau, seu livros são ótimos.

    Beijos, querida e boa semana, Sheyla.

    ResponderExcluir
  9. a idéia é bacana mesmo *-*

    http://garotoonerd.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Nossa, a ideia é bacana demais. Já tinha visto uma reportagem sobre, mas não sabia de todos os detalhes...
    Já estou até pensando que quando eu escrever meu livro, colocarei um exemplar em bookcrossing.
    Muito obrigada por passar no DSM, que Deus nos abençoe!!!

    Mil Sweetkisses ♥
    www.docesonhodemenina.com.br

    ResponderExcluir
  11. Adorei aqui!
    Conheça meu blog:
    www.byhoradoblush.blogspot.com

    bjss!!

    ResponderExcluir

Adoro ler comentários e os retribuo o mais rápido que posso.
Se tiver um blog deixe o endereço,assim posso retribuir a visita e outros leitores que sentiram afinidade com o que você escreveu podem te encontrar.
Este espaço meu, também é seu!